Começando uma startup

image

Já faz algum tempo que eu e a minha esposa queremos empreender juntos, fazer um site, algum tipo de E-commerce.

Bom, o principal já conseguimos, a ideia, o publico alvo, e até bolamos um logotipo. Mas nada de criar um escopo grande que leve meses, pois ambos trabalhamos, então essa atividade secundária precisa ser bem focada em funcionalidades que ajudem a validar o nosso negócio rápidamente. Para quem já está familiarizado com o conceito de MVP, já sabe do que estou falando, para quem não conhece, é simples: Nós criamos hipoteses, pequenas hipoteses que possam ser validadas rápidamente, assim não gastamos muito tempo para descobrir a aderência dos usuários em cada passo dado. Isso facilita para conseguir testar o produto em tempo real de desenvolvimento, além de possibilitar outras frentes, como construção de público alvo, redes sociais, frequentar eventos de startup e até aproximações com concorrentes e futuros investidores. O mais importante, é que permite mudar a estratégia rápidamente, descobrir impeditivos, e encontrar soluções.

Em nossa primeira semana de projeto (primeiro Sprint), fizemos o seguinte:

1 – Ideia definida;

2 – Como o nosso produto é um site, foi necessário criar um nome e registrar um domínio (tarefa difícil, rs);

3 – Logotipo criado (bem papel de pão, nada de gastar com ilustrador ainda);

4 – Landing page no ar (uma página inicial para divulgar o site e capturar usuários);

5 – Criação de Fanpage e Twtitter;

6 – Projeto Web iniciado, escolhi um framework MVC agil que facilite a criação de CRUD de cadastro, ferramenta de upload de imagem, integração com plugins sociais, facilidade de deploy na nuvem com baixo custo, ótima compatibilidade com diversos tipo de Banco de Dados incluindo os NoSQL.

7 – O front-end da aplicação é algo que também deve ser bem pensado, nós compramos um template baseado no Twtitter Bootstrap que permite responsividade, em outras palavras, ele se ajusta tanto em um celular, tablet como em um Desktop.

Então, enquanto o site é desenvolvido com o CRUD básico, a minha esposa já pode iniciar campanhas divertidas no Facebook e Twitter, fazendo com que em paralelo nós tenhamos um bom número de usuários aguardando pela inauguração do site.

Marcado com: , , , , ,
Publicado em Empreendedorismo
2 comentários em “Começando uma startup
  1. Cesar disse:

    Muito bacana Denis, estou na expectativa pra conhecer o site,
    fiquei também curioso para saber qual ferramenta MVC você esta utilizando no desenvolvimento..
    Sucesso!

    • Denis Santos disse:

      Olá Cesar, tudo bem?

      Sobre o MVC, eu comecei com o Rails que é muito produtivo, mas como defini um prazo bem curto para entrar com a versão 1 do site em produção, acabei fazendo com Java utilizando o VRaptor para o MVC, e outros frameworks que são muito produtivos como Hibernate, Freemarker, GSON, AWS SDK, Bootstrap. Estou gostando muito do Rails, mas em Java eu consigo desenvolver 3 vezes mais rápido.
      Sobre o projeto, assim que for possível farei um post explicando o projeto.

      Me adicione no Linkedin http://br.linkedin.com/in/denissantosjava, assim fica mais fácil de manter um contato profissional.

      []s
      Denis Santos

Deixe um comentário